Flávio reforça convite para reunião com Michelle após vídeo: Meu coração está
Ler matéria →O Iraque levantou a possibilidade de deixar a Opep caso não consiga aumentar sua cota de produção de petróleo. O país está pressionando o cartel para permitir maior produção enquanto busca se recuperar da crise financeira desencadeada pela guerra entre Estados Unidos e Irã. O Ministério do Petróleo do país disse nesta quinta-feira (25) que, embora "atualmente não haja intenção" de o Iraque se retirar da Opep, espera que o grupo aumente a cota de petróleo que está autorizado a produzir no futuro.
" Se isso não acontecer, haverá uma decisão sobre permanecer ou sair da organização", disse um porta-voz à Bloomberg na manhã desta quinta. Uma fonte familiarizada com a posição do governo iraquiano confirmou ao FT que deixar a Opep no futuro foi uma das opções consideradas enquanto o país tentava se recuperar da crise causada pelo conflito no Oriente Médio.
Leia no AINotícia: Economia: Dólar, Petróleo e Investimentos em Destaque Leia também: Sexto mais rico do Brasil e sócio da Americanas: saiba quem é Beto Sicupira
A receita do país, que depende fortemente das vendas de petróleo, caiu drasticamente quando a guerra com o Irã efetivamente bloqueou as exportações pelo estreito de Hormuz, forçando o governo iraquiano, com poucas semanas de existência, a imprimir dinheiro para pagar a inchada folha de pagamento do setor público. O alerta segue a decisão dos Emirados Árabes Unidos, no final de abril, de deixar a Opep, após frustrações de longa data com suas cotas de produção e tensões latentes com a Arábia Saudita, líder de fato do grupo. A Opep contratou no ano passado a consultoria americana DeGolyer and MacNaughton para avaliar a capacidade de produção de todos os seus membros durante 2026, para que as cotas possam ser redefinidas para 2027.
Em comunicado à agência de notícias nacional do Iraque mais tarde nesta quinta, o Ministério do Petróleo disse que "tem enfatizado consistentemente a importância de reavaliar os tetos de produção segundo as capacidades de produção sustentáveis dos Estados-membros". No entanto, o órgão pareceu suavizar sua posição anterior, afirmando que "o que foi levantado sobre o Iraque ameaçar encerrar sua participação na Opep não reflete a posição oficial do governo iraquiano". Após sua saída, os Emirados Árabes Unidos aumentaram suas exportações de petróleo em quase 1 milhão de barris por dia (bpd) em junho, para 4,05 milhões de bpd, segundo dados da plataforma de análise Kpler.
Antes da guerra EUA-Irã, o Iraque era o segundo maior produtor do grupo Opep. O país está buscando maior influência enquanto atrai investimento estrangeiro para impulsionar sua indústria petrolífera. Desde fevereiro, a petroleira americana Chevron está em negociações exclusivas para assumir e administrar o enorme campo petrolífero de West Qurna 2, anteriormente operado pela produtora russa Lukoil. Mais de economia
Como um dos cinco membros fundadores da Opep, qualquer perspectiva de saída do Iraque seria um golpe significativo para o grupo. A Opep não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. " Leia também: Mercado imobiliário perde confiança em alívio dos juros neste ano
Se o Iraque tem capacidade ociosa extra, uma meta mais alta provavelmente emergiria desse processo sem a necessidade de fazer barulho", disse Paul Horsnell, analista independente de energia e presidente do conselho do Oxford Institute for Energy Studies. Ele acrescentou que conquistar uma fatia maior da produção total da Opep "seria muito possível" para o Iraque. Comentários
Leia também no AINotícia
- Flávio reforça convite para reunião com Michelle após vídeo: Meu coração estáEconomia · agora
- Braskem (BRKM5) desaba 10,5% após credores rejeitarem proposta de reestruturaçãoEconomia · agora
- Ibovespa sobe 0,87% após série de dados dos EUA e Brasil: qual saldoEconomia · agora
- Terremoto causa correria e apreensão durante partida de beisebol na VenezuelaEconomia · 4h atrás


