← Política
Política

Governo lança rede de comunicação única e criptografada para integrar forças

Gabriela Echenique Brasília O Ministério das Comunicações lança nesta quinta-feira (25) a Rede Estratégica de Comunicação do Brasil, que vai criar uma estrutura única e

Governo lança rede de comunicação única e criptografada para integrar forças de
Gabriela Echenique
Brasília

O Ministério das Comunicações lança nesta quinta-feira (25) a Rede Estratégica de Comunicação do Brasil, que vai criar uma estrutura única e exclusiva para órgãos públicos e permitir uma comunicação integrada entre as forças de segurança.

A CEO da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Gina Duarte e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho - Divulgação/ EAF

Hoje, cada órgão usa um sistema independente, que é o mesmo das redes de celulares utilizadas pela população. O novo projeto será operado pela Telebrás de forma independente das atuais redes, o que promete oferecer um ambiente seguro e criptografado.

Leia no AINotícia: Política: O que movimentou o cenário político nesta semana Leia também: Roubo e tráfico de drogas motivam a maioria das internações de adolescentes

Com a nova rede, a ideia é que instituições como Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Polícia Legislativa conversem pelo mesmo sistema, o que vai permitir comunicações mais seguras em operações críticas, eventos de grande porte e situações de emergência.

A ideia é que a nova rede reduza os riscos de congestionamento, falhas de sinal e interceptação. Segundo o ministério, a nova operação ainda vai garantir um backup, para zerar qualquer chance de queda de sinal.

A pasta diz que em situações de crise, os agentes poderão informações em tempo real por meio de um canal interoperável. A proposta será apresentada também pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF). Mais de politica

Também nesta quinta, o ministério vai ativar uma infraestrutura própria de fibra óptica para conectar os órgãos públicos do governo federal. O primeiro passo será na Agência Nacional de Mineração, em Aracaju, Sergipe. Leia também: Assembleia Legislativa do RJ nomeia 30 exonerados por governador interino

Além de proteger contra falhas, a proposta da rede é garantir a continuidade dos serviços públicos mesmo em cenários de grande demanda. A promessa é chegar em mais quatro capitais até o final do ano.

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

  • anatel
  • Polícia Federal
Roubo e tráfico de drogas motivam a maioria das internações de adolescentes
Politica

Roubo e tráfico de drogas motivam a maioria das internações de adolescentes

Ler matéria →

Leia também