← Notícias
Notícia

Free flow ganha destaque após novo desdobramento em o ministério

O Ministério dos Transportes anunciou, nesta terça-feira (28), a suspensão de 3,4 milhões de multas de rodovias no sistema de pedágio eletrônico, chamado de free flow

Free flow ganha destaque após novo desdobramento em <p>o ministério dos transportes anunciou, nesta terça-feira (28), a suspensão de 3,4 milhões de multas de rodovias no sistema de pedágio eletrônico, chamado de free flow. 🔎 o free flow (fluxo livre) é um sistema de pedágio eletrônico sem cancelas que permite a cobrança automática da tarifa sem que o motorista precise parar ou reduzir a velocidade (entenda mais aqui).</p> <p>a medida concede prazo de até 200 dias para a regularização de débitos dos usuários com tarifas de pedágio e interrompe a aplicação de novas multas por infração durante o período. ou seja, os usuários terão até 16 de novembro para quitar os débitos sem a cobrança de multas. 🚦quem pagar as tarifas dentro deste prazo também poderá recuperar os pontos perdidos na carteira nacional de habilitação (cnh).</p> <p>a partir de 17 de novembro, porém, quem estiver com tarifas em aberto terá que arcar com o pedágio e a multa por atraso. o novo formato será adotado em um regime de transição. segundo o governo, a medida tem como objetivo assegurar prazo adequado para a integração e o pleno funcionamento dos sistemas.</p> <p>as concessionárias, por sua vez, terão 100 dias, a partir da deliberação do conselho nacional de trânsito (contran), para ajustarem seus sistemas e concluírem a integração de dados. o objetivo é que, com essa adequação, a cobrança esteja disponível na carteira digital de trânsito. 🚨nos casos em que o motorista já tiver feito o pagamento de multa de trânsito, ele poderá entrar com pedido de ressarcimento junto ao órgão de fiscalização de cada estado responsável pela autuação, desde que efetuado o pagamento da tarifa de pedágio correspondente, dentro do prazo de 200 dias.</p> <p>quando comprovado o pagamento da tarifa de pedágio, o usuário terá direito ao ressarcimento do valor da multa. o governo estima que o valor a ser ressarcido seja aproximadamente r$ 93 milhões. segundo o ministro dos transportes, george santoro, a previsão é que o governo publique nesta quarta-feira (29) uma resolução que trata do tema.</p> <p>" amanhã, quando a gente publicar as multas já vão aparecer suspensas no sistema do senatran, isso é muito importante para que as pessoas não tenham dúvidas de que as novas regras estarão em vigor", afirmou santoro. ao ser questionado sobre o porquê da medida, o ministro afirmou que partiu de uma avaliação do governo que o free flow não tinha sido bem comunicado.</p> <p>pedágio em guarapari, espírito santo - imagem de arquivo — foto: reprodução/ecovias capixaba 🚗 o que é free flow? o modelo dispensa cancelas que obriguem a reduzir velocidade ou parar nas rodovias.</p> <p>pórticos com sensores, leitores de tags (transponders) e câmeras que leem placas (anpr) são instalados em pontos da rodovia. sempre que passa por um desses pórticos, o veículo é registrado eletronicamente, e a identificação pode ocorrer por etiqueta eletrônica (tag) ou leitura da placa. com tag, a tarifa é debitada automaticamente.</p> <p>sem tag, o usuário deve pagar pelo site ou canais da concessionária. o não pagamento dentro do prazo caracteriza evasão de pedágio, com possibilidade de multa.</p>

O Ministério dos Transportes anunciou, nesta terça-feira (28), a suspensão de 3,4 milhões de multas de rodovias no sistema de pedágio eletrônico, chamado de free flow. 🔎 O Free Flow (fluxo livre) é um sistema de pedágio eletrônico sem cancelas que permite a cobrança automática da tarifa sem que o motorista precise parar ou reduzir a velocidade (entenda mais aqui).

A medida concede prazo de até 200 dias para a regularização de débitos dos usuários com tarifas de pedágio e interrompe a aplicação de novas multas por infração durante o período. Ou seja, os usuários terão até 16 de novembro para quitar os débitos sem a cobrança de multas. 🚦Quem pagar as tarifas dentro deste prazo também poderá recuperar os pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia no AINotícia: Rei Charles III nos EUA: Laços e Tensões com Trump em Destaque Leia também: Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar

A partir de 17 de novembro, porém, quem estiver com tarifas em aberto terá que arcar com o pedágio e a multa por atraso. O novo formato será adotado em um regime de transição. Segundo o governo, a medida tem como objetivo assegurar prazo adequado para a integração e o pleno funcionamento dos sistemas.

As concessionárias, por sua vez, terão 100 dias, a partir da deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para ajustarem seus sistemas e concluírem a integração de dados. O objetivo é que, com essa adequação, a cobrança esteja disponível na carteira digital de trânsito. 🚨Nos casos em que o motorista já tiver feito o pagamento de multa de trânsito, ele poderá entrar com pedido de ressarcimento junto ao órgão de fiscalização de cada estado responsável pela autuação, desde que efetuado o pagamento da tarifa de pedágio correspondente, dentro do prazo de 200 dias.

Quando comprovado o pagamento da tarifa de pedágio, o usuário terá direito ao ressarcimento do valor da multa. O governo estima que o valor a ser ressarcido seja aproximadamente R$ 93 milhões. Segundo o ministro dos Transportes, George Santoro, a previsão é que o governo publique nesta quarta-feira (29) uma resolução que trata do tema. Mais de noticia

" Amanhã, quando a gente publicar as multas já vão aparecer suspensas no sistema do Senatran, isso é muito importante para que as pessoas não tenham dúvidas de que as novas regras estarão em vigor", afirmou Santoro. Ao ser questionado sobre o porquê da medida, o ministro afirmou que partiu de uma avaliação do governo que o free flow não tinha sido bem comunicado. Leia também: Eleições na Colômbia: Espriella lidera apuração preliminar

Pórticos com sensores, leitores de TAGs (transponders) e câmeras que leem placas (ANPR) são instalados em pontos da rodovia. Sempre que passa por um desses pórticos, o veículo é registrado eletronicamente, e a identificação pode ocorrer por etiqueta eletrônica (TAG) ou leitura da placa. Com TAG, a tarifa é debitada automaticamente.

Sem TAG, o usuário deve pagar pelo site ou canais da concessionária. O não pagamento dentro do prazo caracteriza evasão de pedágio, com possibilidade de multa.

Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar
Noticia

Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar

Ler matéria →

Leia também