← Esporte
Esporte

Abelardo de la Espriella: "Serei o 1º presidente republicano dos EUA na Colômbia

O candidato de extrema-direita à Presidência da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou em entrevista que pretende governar como “o primeiro presidente republicano

Abelardo de la Espriella: "Serei o 1º presidente republicano dos EUA na Colômbia

O candidato de extrema-direita à Presidência da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou em entrevista que pretende governar como “o primeiro presidente republicano dos Estados Unidos na Colômbia”. A declaração foi feita durante uma conversa com o líder religioso Miguel Arrázola e reforçou o alinhamento do advogado com Donald Trump e com a agenda do Partido Republicano norte-americano. “É a primeira vez que um presidente colombiano é republicano, irmão.

E eu sou republicano nos Estados Unidos”, declarou De la Espriella. Ele também afirmou que é eleitor registrado do Partido Republicano. “Eu votei no presidente Trump”, disse.

Leia no AINotícia: Cabo Verde: O Sonho de Ser Campeão de Celebração na Copa

As declarações apontam uma disposição explícita de aproximar a política externa e de segurança do país aos interesses de Washington. Um presidente da Colômbia não pode se apresentar como representante político de outro país nem subordinar a soberania nacional a uma potência estrangeira. “Eu quero um Plano Colômbia 2 e que as bases americanas voltem”, afirmou. Leia também: Goleiro Vozinha de Cabo Verde vira meme após derrota para Uruguai na Copa do Mundo

O Plano Colômbia foi um programa financiado pelos Estados Unidos que destinou bilhões de dólares para operações militares e de combate às drogas no país sul-americano a partir dos anos 2000. O candidato também defendeu a dolarização da economia colombiana, medida que eliminaria a moeda nacional e substituiria o peso colombiano pelo dólar americano. “Eu acredito que o ideal para a economia colombiana seria dolarizá-la”, declarou.

As propostas surgem em meio à campanha presidencial mais polarizada dos últimos anos na Colômbia. De la Espriella construiu sua candidatura com um discurso de endurecimento na segurança pública, aproximação com os Estados Unidos e combate ao legado político do presidente Gustavo Petro. O presidente dos Estados Unidos parabenizou

De la Espriella pela vitória no primeiro turno contra o candidato de Petro, Iván Cepeda, e o chamou de “El Tigre”. “Parabéns ao candidato presidencial colombiano ‘ El Tigre’, Abelardo de la Espriella, um líder inteligente, forte e tenaz, por sua contundente vitória no primeiro turno das eleições presidenciais colombianas”, escreveu Trump. Mais de esporte

O presidente americano afirmou ainda que o candidato “luta incansavelmente por seu grande país e seu povo” e declarou que uma eventual vitória poderia “impulsionar a economia, criar empregos, promover o comércio, deter a imigração ilegal, combater o crime e as drogas e restaurar a ordem pública”. Trump também classificou a eleição como estratégica para os interesses americanos na região. “

Os resultados desta eleição são cruciais para o futuro da Colômbia e sua relação com os Estados Unidos”, escreveu, antes de anunciar formalmente seu apoio. “Por seus grandes feitos e por seu apoio político pessoal, é uma honra para mim oferecer a Abelardo meu apoio total. ” 🔵 “Yo quiero un plan Leia também: Esporte: Panorama Semanal da Copa do Mundo e Futebol Nacional

Colombia 2 y que las bases americanas vuelvan. Yo voté por el presidente # Trump.

Yo soy #republicano en #EstadosUnidos. Yo creo que lo ideal para la economía colombiana sería dolarizarla”, candidato #AbelardoDeLaEspriella en entrevista con el líder religioso… pic.twitter.com/QzWcLfyqAr— korraleja.co ® | Noticias Sincelejo (@Korraleja) June 5, 2026

Goleiro Vozinha de Cabo Verde vira meme após derrota para Uruguai na Copa do Mundo
Esporte

Goleiro Vozinha de Cabo Verde vira meme após derrota para Uruguai na Copa do Mundo

Ler matéria →

Leia também