Vera Magalhães anunciou que vai deixar a apresentação do programa Roda Viva, da TV Cultura, depois de seis temporadas à frente de um dos programas de entrevistas mais tradicionais da televisão brasileira.
“Venho por meio desta comunicar que, por decisão da TV Cultura, deixo de apresentar o Roda Viva a partir de fevereiro”, escreveu Vera Magalhães em seu perfil no Instagram na tarde desta terça-feira, 6.
A apresentadora Vera Magalhães ficou seis temporadas à frente do 'Roda Viva' Foto: @veramagalhaesjornalista/Reprodução PUBLICIDADE De acordo com Vera, ela apresentará o programa até fevereiro, em edições previamente gravadas, como a que recebeu a atriz Ingrid Guimarães.
Na publicação que fez, Vera afirma que, em dezembro de 2025, havia acertado com a direção da Cultura a renovação de seu contrato por mais um ano.
“Eu mesma alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição do programa, uma vez que esta seria minha sétima temporada”.
Publicidade

Imagem inserida automaticamente
Segundo a apresentadora, ficou combinado que ela seria chamada em breve para assinar o novo contrato.
No entanto, Vera afirmou que, após notas que colocavam em dúvida o novo acordo publicadas pela imprensa, decidiu procurar a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus, para pedir um posicionamento.
Porém, a diretora de jornalismo da emissora, Marília Assef, teria comunicado a mudança de planos e pediu que Vera permanecesse na apresentação do Roda Viva apenas até o mês de abril.
“Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato”, escreveu Vera.
Vera Magalhães terminou o comunicado agradecendo aos entrevistados e aos mais de 800 jornalistas que passaram na bancada do programa durante as seis temporadas que ela apresentou.
O que diz a TV Cultura Em nota enviada à imprensa na noite desta terça-feira, a TV Cultura agradeceu ao período no qual Vera apresentou o Roda Viva e afirmou que o sucesso do programa está “justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas”.
Imagem inserida automaticamente
Publicidade A nota diz ainda que, como TV pública, é da natureza da Cultura “abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato”.
O texto não faz menção aos acontecimentos narrados por Vera em sua publicação.
Neste ano, o Roda Viva comemora 40 anos no ar.
A TV Cultura divulgou, no final de 2025, que prepara um documentário para contar a história do programa.
Leia a íntegra da nota divulgada pela TV Cultura:
Imagem inserida automaticamente
“Em referência ao desligamento da jornalista Vera Magalhães da apresentação do Roda Viva, a TV Cultura ressalta que um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas.
Publicidade PUBLICIDADE Vera Magalhães esteve à frente do Roda Viva nos últimos seis anos e manteve a relevância do programa durante este período.
Como uma das mais importantes TVs públicas do país, é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato.
A diversidade de jornalistas na bancada, vindo dos mais diversos veículos de comunicação do país, também contribui para o debate público das questões que impactam o Brasil e o mundo.
No ano em que completa 40 anos, um dos programas mais prestigiados da televisão brasileira será renovado e dará continuidade ao seu relevante papel, trazendo um novo nome para o time de apresentadores que fizeram a história do Roda Viva.
A Cultura agradece a Vera Magalhães por sua longa contribuição ao Roda Viva e ao jornalismo público.
"

A saída polêmica de Vera Magalhães da TV Cultura nesta terça-feira (6/1) não repercutiu bem entre profissionais da imprensa paulista, em especial entre antigos colegas de emissora da apresentadora.
Leão Serva, que foi diretor de jornalismo do canal entre 2019 e 2023 e um dos responsáveis pela contratação de Vera, não teve papas na língua para comentar a não renovação do contrato da jornalista.
Nas redes sociais, o jornalist