O dia 14 de janeiro de 2025 está entre os de maior glória na carreira de João Fonseca até aqui.
Afinal, nessa data, então aos 18 anos, em sua estreia em Grand Slams, o carioca se tornou o mais jovem a vencer um top 10, no caso, o russo Andrey Rublev (9º do mundo), no Australian Open.
Pois, na noite desta segunda-feira, possivelmente após as 23h (de Brasília), o número 1 do Brasil e 32 do mundo retorna ao torneio onde, há pouco mais de um ano, alcançou a maior vitória como profissional.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp.
Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico ➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial + Aposte na vitória de João Fonseca no Australian Open! *É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas.
Jogue de forma responsável.
continua após a publicidade Mais do que uma vaga à segunda rodada, o triunfo, por 7/6, 6/3 e 7/6, sobre o adversário russo (vídeo abaixo) foi um baita cartão de visitas do prodígio brasileiro na temporada passada.
O duelo também foi escolhido, pelo site da ATP, como a segunda maior zebra de 2025.

Imagem inserida automaticamente
João Fonseca, que, desta vez, tem pela frente o americano Eliot Spizzirri (89º) na primeira rodada, era apenas o 112º do mundo em janeiro de 2025.
Isso porque o carioca chegara a Melbourne embalado pelo título do Challenger de Canberra, também na Austrália, que lhe rendeu um salto de 33 posições no ranking mundial.
➡️Demoliner tenta tranquilizar fãs de João Fonseca sobre coluna retificada; vídeo ➡️Loio no Lance! da euforia à preocupação com João Fonseca continua após a publicidade Rival impediu estreia de João Fonseca Até hoje, o brasileiro e Spizzirri só se enfrentaram uma vez.
E a derrota para o americano, na terceira e última rodada do qualifying do US Open de 2024, impediu que o jovem carioca (então o 162º do mundo) fizesse, naquela semana, sua estreia em Grand Slam como profissional.
Há um ano, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira precisou jogar o classificatório do primeiro Grand Slam da temporada, o primeiro após o tropeço diante de Spizzirri.
E, antes de derrotar Rublev, o brasileiro passou pelos argentinos Federico Gomez e Thiago Tirante, além de Coleman Wong, de Hong Kong.
Imagem inserida automaticamente
continua após a publicidade Além do triunfo sobre Rublev, João Fonseca venceu as outras três estreias de Slams por 3 sets a 0, todas em 2025.
Em Roland Garros, a vítima inicial foi o polonês Hubert Hurkacz (28º), em Wimbledon, o anfitrião Jacob Fearnley (51º) e, no US Open, o sérvio Miomir Kecmanovic (42º).
Sua melhor campanha foi em Paris e em Londres, onde alcançou a terceira rodada.
Na grama britânica, aliás, o jovem carioca foi o primeiro do país desde 2010 a vencer duas partidas.
O último havia sido o paulista Thomaz Bellucci.
Hoje, o número 1 do Brasil é o 32º melhor tenista do mundo e joga, pela primeira vez, um Slam como cabeça de chave.
Situação bem diferente da de 2025.
João Fonseca retribui o carinho da torcida no Australian Open (Reprodução)

Em coletiva no Australian Open, suíço destaca potência, aura e carisma do tenista (1:29)

Imagem inserida automaticamente
Federer elogia João Fonseca e aposta no brasileiro entre os candidatos a grandes títulos: 'o céu é o limite' (1:29) Abrir mais reações Nesta segunda-feira (19), João Fonseca faz sua estreia no Australian Open 2026, torneio que terá transmissão de todas as quadras ao vivo pelo plano premium do Disney+.
O adversário será o norte-americano Eliot Spizzirri, atual nº 89 do ranking da ATP.
A partida será a segunda da quadra 1573 Arena, com horário previsto para às 22h40 (de Brasília).
Quem passar desse jogo enfrenta o vencedor do duelo entre o italiano Luca Nardi e o chinês Wu Yibing na 2ª rodada.
A partida marcará a estreia de Fonseca na temporada 2026, depois que o brasileiro desistiu de disputar Auckland e Adelaide para cuidar de uma lesão nas costas.
Quanto ao adversário, que teve o 87º lugar como melhor ranking, Spizzirri tem cinco títulos na car