Francês do PSG já havia conquistado também o Bola de Ouro este ano O Brasil não conseguiu repetir 2024 e levar mais um troféu da maior premiação da Fifa, o The Best FIFA Football Awards 2025.
Na tarde desta terça-feira, o atacante Raphinha, do Barcelona, que estava concorrendo ao prêmio de melhor jogador do mundo, acabou ficando fora dos finalistas.
O grande vencedor foi Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain.
Na véspera da final da Copa Intercontinental, os melhores jogadores e treinadores do mundo de 2025 foram revelados durante o Jantar de Celebração Fifa 2025, no Fairmont Katara Hall, em Doha, no Catar.
O PSG emplacou os troféus importantes – com o de melhor treinador para Luis Enrique e de melhor jogador para Dembélé.
A temporada foi inesquecível para o jogador francês, que também já havia conquistado neste ano a Bola de Ouro.
Desde Zidane, em 2003, um jogador da França não era premiado nesta categoria.
O Prêmio Puskás da Fifa, que reconhece o gol mais bonito do ano, teve na disputa dois brasileiros: Alerrandro (Vitória) e Lucas Ribeiro (Mamelodi Sundowns).
Porém, quem levou a melhor foi Santiago Montiel, atleta do Independiente, com um gol de bicicleta.
Gianluigi Donnarumma, do Manchester City, foi coroado como o melhor goleiro.
Ainda pelo PSG este ano, o arqueiro venceu a Liga dos Campeões e ajudou o clube a ganhar o título pela terceira vez em casa.
Donnarumma foi o primeiro italiano a ganhar este prêmio desde Gianluigi Buffon, em 2017.

Imagem inserida automaticamente
Os fãs de Zakho SC foram os vencedores do Prêmio Fifa Fan 2025 pelo gesto em maio.
Antes de um jogo contra o Al-Hudood SC, os apoiantes do time jogaram milhares de brinquedos infantis de pelúcia para o campo, que foram doados para crianças carentes.
Enquanto isso, o Prêmio Fifa Fair Play 2025 foi para o Dr.
Andreas Harlass-Neuking, médico da equipe do SSV Jahn Regensburg, por ter salvo a vida de um torcedor do FC Magdeburg durante um jogo da Bundesliga.
“Seu espírito esportivo, altruísmo e amor ao próximo refletem os melhores aspectos do nosso belo esporte", disse a entidade em comunicado no Instagram.
As melhores do futebol feminino Prêmio Marta Fifa de gol mais bonito: Quem levou o melhor gol da temporada foi a jogadora do Tigres, Lizbeth Ovalle, com um gol marcado por um chute de escorpião inverso, contra o Chivas, de Guadalajara.
Imagem inserida automaticamente
Melhor treinadora: Sarina Wiegman, atual treinadora da Inglaterra, que desde 2017 levou suas seleções para todas as finais de Copa do Mundo Feminina.
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí, do Barcelona, pela terceira vez consecutiva (2023, 2024 e 2025).
Melhor goleira: Hannah Hampton foi nomeada a melhor goleira feminina da temporada por suas performances extraordinárias para o Chelsea e para a Inglaterra.
Como os vencedores são escolhidos Segundo a Fifa, todos os vencedores desses prêmios foram decididos por um sistema de votação com pesos iguais entre fãs, os atuais capitães e treinadores de todas as seleções nacionais femininas e masculinas, e representantes da mídia.
Além disso, os fãs também participaram da votação para a Melhor Seleção Feminina e a Melhor Seleção Masculina.
Imagem inserida automaticamente
A votação para o Prêmio Marta e o Prêmio Puskás – para os melhores gols no futebol feminino e masculino, respectivamente – foi dividida igualmente entre torcedores e um painel de Lendas da Fifa, enquanto o vencedor do Prêmio Fifa Torcedor foi escolhido inteiramente pelos torcedores, e o ganhador do Prêmio Fair Play foi selecionado por um painel de especialistas.
*Com supervisão de Carlos Corrêa Veja Também

A Fifa anunciou nesta terça-feira, 16, os vencedores do prêmio The Best.
A eleição do melhor jogador do mundo pela entidade ocorre desde 1991, enquanto a melhor jogadora é reconhecida desde 2001.
Na edição de 2025, Ousmane Dembelé, do Paris Saint-Germain, e Aitana Bonmatí, do Barcelona, levaram os prêmios nas categorias masculina e feminina, respectivamente.
De 1991 a 2010, o prêmio se chamava "World Player of the Year".
A partir de 2011, a Fifa e a revista