São Paulo entra em estado de atenção para fortes chuvas
Defesa Civil emitiu um alerta sobre risco de raios, rajadas de vento e queda de granizo
Chuva em SP: capital e região têm 89 mil residências sem luz e estado de atenção para alagamentos
Todas as regiões da cidade de São Paulo, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, ficaram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste sábado, 27.
A Defesa Civil emitiu um alerta sobre risco de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
O Corpo de Bombeiros registrou, até por volta de 17h40, 111 quedas de árvores, uma delas sobre veículo com um homem ferido, na Vila Anastácio, e dois desabamentos, sem vítimas, além de sete enchentes.
Chuva forte atingiu a capital na tarde de sábado, em meio a onda de calor Foto: Reprodução/TV Globo / Estadão

597 endereços chegaram a ficar sem luz por volta das 17h30 (equivalente a 2% dos clientes na região).
Menos de uma hora depois, após a diminuição da chuva, o número havia sido reduzido para 138.
370.
No relatório das 21h48, eram 89.
651 mil unidades ainda sem energia.
A Enel afirma estar com plano de contingência mobilizado, que seguirá durante todo o verão, incluindo o reforço de equipes e da frota para "atender melhor e mais rápido" a Grande São Paulo.
A companhia também fará parte do Gabinete de Crise do governo do Estado, instaurado a partir de segunda-feira, 29.
Em meados de dezembro, uma ventania recorde deixou mais de dois milhões sem luz, levando a um acordo entre governo federal, estadual e a Prefeitura para dar início ao processo de rompimento do contrato com a Enel por ineficiência dos serviços prestados.
Onde tem alagamento? Qual a previsão dos próximos dias? Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a capital chegou a ter quatro pontos de alagamento intransitáveis por volta das 17h17, dois na zona oeste (Butantã) e dois na zona norte (Pirituba/Jaraguá e Freguesia do Ó).

No Ipiranga, a rua Presidente Batista Ferreira tem alagamento transitável em ambos os sentidos na altura da Avenida do Estado.
Segundo o CGE, a chuva forte desta tarde foi resultado da combinação do calor com a umidade trazida pela entrada da brisa marítima, estimulando a formação de uma instabilidade.
A previsão é que o calor continue ao longo do fim de semana e que os últimos dias de dezembro sejam mais chuvosos, principalmente entre os dias 29 e 31, em função da aproximação de uma frente fria.
CGE emitiu alerta para toda a capital paulista; de acordo com última atualização da Enel, mais de 160 mil pessoas estão sem luz na região metropolitana
São Paulo entra em estado de atenção para fortes chuvas
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) colocou todas as regiões da cidade de São Paulo em estado de atenção para fortes chuvas às 15h59 deste sábado (27).
De acordo com o órgão, a combinação do calor com a umidade estimulou a formação de uma instabilidade que provoca chuva de forte intensidade.

Apenas na capital paulista, são mais de 130 mil locais sem energia elétrica.
Segundo a concessionária as chuvas e rajadas de ventos, causaram danos à rede elétrica.
As regiões mais afetadas foram as zonas Oeste e Norte.
Imagens do radar meteorológico da prefeitura de São Paulo mostram que a chuva é mais forte nos bairros do Campo Limpo e do Butantã, nas zonas Sul e Oeste, respectivamente.
A Defesa Civil estadual também emitiu um alerta severo de chuva forte na região central e na zona Norte da capital paulista.
A chuva é acompanhada de raios e ventos, com condições para granizo.
• Reprodução O Corpo de Bombeiros registrou, até a última atualização, 79 chamados para queda de árvore