Tricampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Santos iniciou a edição de 2026 confirmando o favoritismo ao vencer o Real Brasília por 3 a 0, neste domingo, em São Carlos.
A vitória na estreia teve o protagonismo do atacante Mateus Xavier, autor de dois gols do time praiano.
Com o triunfo, o Santos largou na liderança do Grupo 16, beneficiado também pelo empate por 2 a 2 entre São-Carlense e União Cacoalense-RO.
Santos estreou com vitória na Copinha sobre o Real Brasília.
Foto: Reprodução/@santosfc PUBLICIDADE Mateus Xavier, de 18 anos, foi o nome da partida ao marcar dois gols ainda no início do jogo, cenário que moldou todo o confronto.
No clube desde 2014, o atacante é tratado internamente pelo presidente Marcelo Teixeira como um jogador diferenciado, status reforçado pela recente renovação contratual até 2028 e pelas oportunidades já recebidas no elenco profissional.
A atuação do Santos no primeiro tempo foi marcada por imposição física e superioridade técnica.
O placar foi construído rapidamente: aos sete minutos, Mateus Xavier abriu o marcador com um toque por cobertura; aos dez, voltou a balançar a rede ao finalizar com categoria após passe de Bernardo.

Imagem inserida automaticamente
Publicidade Com a vantagem cedo, o Santos controlou o ritmo, mesmo desperdiçando a chance de ampliar em cobrança de pênalti, que Rafael Freitas mandou no travessão.
Na etapa final, o Santos reduziu a intensidade e passou a rodar o elenco, comportamento típico de equipes que pensam o torneio a médio prazo.
Ainda assim, seguiu criando as melhores oportunidades, novamente com Mateus Xavier como principal referência ofensiva, enquanto o Real Brasília teve dificuldades para sustentar a posse e só levou perigo em ações isoladas.
Quando a partida estava se aproximando do fim, o Santos teve um novo pênalti a seu favor.
Desta vez, Pedro Assis cobrou e decretou o triunfo por 3 a 0.
Imagem inserida automaticamente
Ainda neste domingo, o Red Bull Bragantino chamou atenção ao aplicar 6 a 1 no Figueirense, maior goleada até aqui.
O Internacional estreou com empate sem gols diante da Portuguesa Santista, enquanto o Botafogo-RJ venceu o Águia-PA por 1 a 0 em atuação econômica.
Publicidade Veja o resultado dos jogos da Copinha deste domingo:

Na tarde deste sábado (3), a categoria sub-20 do Peixe realizou seu último treino antes da estreia na Copa São Paulo.
A atividade foi realizada no campo do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté.
O técnico Vinícius Marques realizou suas últimas alterações antes da estreia e comandou um coletivo para definir a equipe titular.
O capitão do time, Gustavo Henrique, valorizou a preparação e salientou o foco dos atletas.
“Fizemos uma grande preparação, com muita dedicação e foco no objetivo principal, que é ser campeão e dar alegria para o nosso torcedor.
Nesses últimos treinos ajustamos os últimos detalhes que o professor nos passou e estamos extremamente focados”, afirmou o camisa 5.

Imagem inserida automaticamente
O capitão da equipe, Gustavo Henrique Se fora de campo a responsabilidade em comandar a equipe é do treinador Vinícius Marques, dentro das quatro linhas, o capitão santista também sabe da importância de sua liderança perante a equipe e comentou sobre a grande responsabilidade que carrega: “Nunca dá para se acostumar a ser o capitão em um clube tão grandioso como o Santos, com tanta história e ídolos que já colocaram essa braçadeira.
Mas, com a ajuda de todo o staff, estou conseguindo lidar bem com essa pressão e responsabilidade e faço o máximo para ajudar meus companheiros dentro de campo, como eles também me ajudam no que for necessário.
Todos nós sabemos da responsabilidade de representar essa camisa no maior campeonato de base do Brasil.
” O Peixe entra em campo amanhã (4), às 19h30, diante do Real Brasília, no Estádio Luiz Augusto de Oliveira, com transmissão da CazéTV, no YouTube.
Os Meninos da Vila estão no Grupo 16, ao lado de Grêmio São-Carlense (SP), Real Brasília (DF) e União Cacoalense (RO).
(Fotos: Reinaldo Campos/Santos FC)

A vitória deixou o Santos