Rafael Guanaes, do Mirassol, é eleito melhor técnico no Bola de Prata 2025
Durante o programa “Fechamento Sportv”, o comentarista Eric Faria elegeu Rafael Guanaes, do Mirassol, como o melhor treinador desta edição do Brasileirão.
Em sua estreia na elite do futebol nacional, a equipe paulista foi a principal surpresa da competição e garantiu classificação para a fase de grupos da Libertadores.
➡️Declaração de Neymar após fim do Brasileirão chama atenção: 'Continue'
Para Eric Faria, a coragem da equipe comandada por Rafael Guanaes foi o que mais impressionou durante as 38 rodadas.
Segundo ele, a equipe não abria mão de seu estilo de jogo e encara gigantes do futebol brasileiro sempre com os mesmos objetivos.
- Para mim, o Rafael Guanaes merece o prêmio de melhor treinador da temporada pela forma como o Mirassol jogou.
Eles jogavam contra os grandes times, seja no Allianz Parque, no Maracanã, no Morumbis, jogando do mesmo jeito, sempre procurando jogar, fazer os gols.
Trabalhei agora na última rodada contra o Vasco, em São Januário, e o Mirassol colocou o Vasco na roda, ganhou no segundo tempo e conseguiu a classificação para a fase de grupos da Libertadores.
Não é só o resultado em si que me impressionou, é a forma como ele conseguiu o resultado, a forma de jogar, a coragem com que enfrentou os grandes times - comentou Eric Faria.

Com 67 pontos somados, a equipe do interior de São Paulo terminou o Brasileirão na 4ª colocação.
➡️Torcedores do Flamengo mandam recado a jogador rebaixado no Brasileirão: 'Mundo gira' Rafael Guanaes comemora a classificação para a fase de grupos da Libertadores (Foto: Matheus Sanches/MyPhoto Press/Gazeta Press)
O Palmeiras encerrou a competição na segunda colocação, enquanto o Cruzeiro terminou em terceiro lugar após campanha regular e presença constante no topo da tabela.
Com o fim da disputa, os jornalistas do Lance! divulgaram a seleção oficial do Brasileirão, reunindo os atletas que mais se destacaram ao longo das 38 rodadas.
Entre os reconhecidos, o meia Giorgian de Arrascaeta foi apontado como o grande craque do campeonato.
Referência técnica do Flamengo, o uruguaio teve influência direta no título rubro-negro e liderou diversas estatísticas ofensivas.
Outro nome de destaque individual foi Kaio Jorge, do Cruzeiro, que encerrou a competição como artilheiro, com 21 gols marcados.
Já o atacante Rayan, do Vasco, foi eleito a revelação da edição, confirmando o potencial que apresentou desde as categorias de base.
Foto: Esporte News Mundo
O técnico Rafael Guanaes falou sobre o planejamento do time após o empate em 3 a 3 com o Flamengo, no último sábado (06), pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Isso é algo que o Juninho (Antunes, vice-presidente) faz muito bem, de ir pontuando com cautela cada passo.
Obviamente que algumas coisas precisavam ser antecipadas, mas eu, para ser sincero, tenho um pouco de dificuldade para olhar para a outra temporada.
Agora é o momento de descansar, avaliar com mais calma, o desafio é muito grande, mas o clube já fez isso em todos os outros anos" -disse.
O comandante falou sobre a montagem do elenco e priorizar uma espinha dorsal ao ll elenco.
"Essa é a prioridade (manutenção do elenco).
Tem jogador que, de repente, teve pouco minuto e, às vezes queremos que ele permaneça, mas ele quer jogar mais.
Essa avaliação do elenco é feita constantemente e muitas decisões serão feitas até junto com o próprio jogador.
É fundamental ter uma espinha dorsal e as coisas precisam ser feitas no tempo certo.
O tempo é agora.
Jogadores que serão assediados, a maioria tem contrato, então vai precisa