Prazo da Enel não é cumprido e 29 mil clientes permanecem sem luz em SP
Ao menos 54 mil clientes continuam sem energia elétrica em São Paulo
O Procon paulistano, órgão vinculado à Secretaria de Justiça da prefeitura de São Paulo, decidiu multar a concessionária de energia Enel “por falhas graves e estruturais na prestação de serviço” na capital paulista, ocorridas principalmente entre os dias 8 e 10 de dezembro deste ano.
A multa é de cerca de R$ 14,3 milhões e se refere ao fato de que milhões de consumidores ficaram sem energia por causa da passagem de um ciclone extratopical, na quarta-feira (10), que provocou fortes ventos e gerou muito estrago em diversas cidades paulistas.
Entre os problemas verificados, informa o Procon, estão falhas no atendimento, interrupções no fornecimento e ausências de informações adequadas aos usuários.
Segundo o Procon Paulistano, a Enel já havia sido notificada anteriormente sobre as falhas no fornecimento que foram detectadas pelo órgão, mas ela “não adequou sua conduta para atender à exigência de manutenção do serviço de forma contínua, adequada, eficiente e segura”.
Após notificada, a Enel terá o prazo de 20 dias para apresentar defesa administrativa.
Em nota publicada em seu site, a Enel informou que sua operação “voltou ao padrão de normalidade, com restabelecimento do serviço para os clientes afetados pelo ciclone extratopical”.
A empresa informou ainda que seus técnicos “estão em campo atuando para atender casos registrados nos dias seguintes ao evento climático e que representam cerca de 0,4% dos clientes na região metropolitana de São Paulo”.
Já a prefeitura de São Paulo informou que nos últimos anos ajuizou três ações judiciais contra a empresa, buscando obrigar a Enel a melhorar o serviço prestado à população da capital.
A administração municipal informou ainda que oficiou também o Procon estadual para cobrar a aplicação de um multa contra a Enel, em razão da demora da concessionária em restabelecer a energia no município.
Enel Procurada pela Agência Brasil, a Enel informou que o ciclone extratropical "foi o vendaval mais prolongado já registrado na região", com rajadas de vento "que perduraram por até 12 horas e atingiram um pico de 82,8 km/h no Mirante de Santana".
Desde a manhã de quarta-feira (10), a Enel mobilizou um número recorde de equipes em campo, chegando a quase 1,8 mil times ao longo dos dias", diz a nota da empresa.
Segundo a companhia, a operação da distribuidora voltou ao padrão de normalidade no domingo à noite.
*Matéria ampliada às 17h27 para acréscimo de posicionamento da Enel
Capital tem mais de 18 mil residências com falta de energia, de acordo com a última atualização da concessionária, às 5h19 desta segunda-feira (15); na Região Metropolitana, Cotia é o município mais afetado YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Prazo da Enel não é cumprido e 29 mil clientes permanecem sem luz em SP

Ao todo, 29.
140 clientes continuam com o serviço interrompido em toda a área de concessão da Enel, que atende mais de 8 milhões de residências no Estado.
Somente na capital, 18.
639 residências permanecem sem luz, segundo o Mapa da Falta de Luz em São Paulo, atualizado às 5h19 pela Enel.
O número corresponde a 0,32% dos 5,8 milhões de imóveis da cidade.
Na Região Metropolitana, Cotia é o município mais afetado, com 3.
158 residências ainda sem fornecimento de energia.
A concessionária havia prometido restabelecer completamente o abastecimento até o fim do domingo (14).
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