O presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se encontraram pela primeira vez em meses nesta sexta-feira (12), em um evento de lançamento do SBT News.
Mas longe do tom bélico de discursos recentes, o encontro dos dois adversários políticos que potencialmente podem se enfrentar nas urnas em 2026 foi marcado por cordialidade, risadas, uma breve conversa sobre a Enel e até sobre exercício físico.
Encontro entre Lula e Tarcísio tem conversa sobre Enel, sobre ginástica e risadas Lula vinha evitando aparecer junto ao governador, aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que tem feito críticas diretas ao petista ao longo deste ano.
Em setembro, quando foi realizado o leilão do túnel Santos-Guarujá na B3, foi Alckmin quem representou o governo federal.
No mês passado, Tarcísio chegou a dizer que o país precisa “trocar o CEO” e criticou a condução do presidente na segurança pública e na administração de estatais.

Imagem inserida automaticamente
Mas nesta sexta, Tarcísio e Lula se cumprimentaram brevemente no estúdio onde ocorreu o lançamento do novo canal.
Como o presidente chegou atrasado, ficou pouco tempo na sala vip onde estavam as autoridades e convidados, e os dois não se encontraram naquele momento.
No estúdio, Lula chegou ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e Tarcísio, que estava sentado, se levantou e cumprimentou o petista com um aperto de mão.
Em seguida, o governador virou-se para o lado e cumprimentou a primeira-dama Em seu discurso, Tarcísio disse que é preciso “construir a convergência” e que o debate entre diferentes ideias deve ocorrer “na arena política”.
Já Lula se dirigiu ao governador ao exaltar os bons indicadores econômicos que o país tem alcançado.
Ao término do evento, houve uma breve conversa entre Lula, Tarcísio e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), sobre a Enel.
Em seu discurso, Nunes havia pedido a “ajuda” do presidente para resolver a questão dos frequentes apagões em São Paulo, já que a concessão de distribuição de energia elétrica é de competência federal.
Imagem inserida automaticamente
Na conversa, flagrada pelo GLOBO, Nunes apresentou o mapa da falta de energia da Região Metropolitana para mostrar que, só na capital, ainda havia cerca de 500 mil pessoas sem luz na noite de sexta, três dias após o vendaval que causou estragos em São Paulo.
Lula disse que iria conversar com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o tema e que o ministro iria também dialogar com o prefeito.
Tarcísio disse que é preciso ter mudanças regulatórias nesse tipo de concessão.
Em seguida, Lula virou-se para o Tarcisio, o abraçou e comentou que ele havia perdido peso e questionou o governador "a que horas você está levantando para fazer ginástica?".
Os dois riram e o governador disse que por volta das 6h da manhã.
Imagem inserida automaticamente
O tom de cordialidade entre Tarcísio e o governo federal não se restringiu a Lula.
Antes da chegada do presidente, Tarcísio passou vários minutos conversando com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e também participou da conversa o ex-jogador Alexandre Pato, que é casado com Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos.
Os dois conversaram sobre amenidades, em tom cordial.
Um dos temas da conversa foi que o pai de Tarcísio, que também completaria 95 anos assim como Silvio Santos se estivesse vivo, estudou na mesma escola que o fundador do SBT, a Celestino da Silvano, Rio de Janeiro.
Tarcísio e Alckmin trocaram algumas palavras ao lado de Ronaldo Fenômeno.
Ronaldo se referiu aos políticos como “dois craques”, ao que Tarcísio respondeu: “Craque é você”.
Ronaldo também foi “tietado” do por Lula e pelo ministro do STF Alexandre de Moraes — Moraes, inclusive, aproveitou a oportunidade para tirar uma foto com Alexandre Pato, que jogou em seu time do coração, o Corinthians.
Ao GLOBO, Alckmin afirmou que teve “uma interação rápida” com o governador e que “está tudo certo”.
Em um discurso sucinto, Tarcísio elogiou a criação de um novo canal de notícias e disse que o jornalismo é necess