Neymar conduz o Santos à terceira vitória seguida e garante o Peixe na Série A do Brasileirão; VEJA lances do camisa 10 (1:49) Abrir mais reações Finalizada a temporada no Brasil, Neymar vai em breve passar por uma meniscectomia parcial por artroscopia no joelho esquerdo (uma espécie de 'raspagem' no menisco) e, segundo apurou a ESPN, logo na sequência deve começar a ser tratado pelo conceituado fisioterapeuta brasileiro Eduardo Santos.
Chamado nos bastidores do futebol de "Doutor Milagre", Eduardo, de 45 anos, é mundialmente conhecido por avançar com tratamentos em tempo recorde, muitas vezes utilizando métodos pouco difundidos na área.
O "milagreiro" é formado na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Belo Horizonte, tem mestrado e doutorado em medicina esportiva e chefiou durante anos o departamento médico do Shanghai SIPG, da China, tendo antes passado por Vitesse, da Holanda, e Zenit, da Rússia.

Imagem inserida automaticamente
Eduardo Santos tem no currículo pacientes de peso, entre eles os também brasileiros Hulk, Oscar, Philippe Coutinho e, mais recentemente, Matheus Cunha e Vanderson.
Também já tratou de nomes internacionais, como o colombiano Falcão Garcia e o belga Axel Witsel.
O talento de Eduardo é tamanho que, em 2016, o Shanghai SIPG precisou pagar uma multa rescisória para tirá-lo do futebol russo.
Antes, em 2015, o fisioterapeuta teve enorme repercussão ao tratar de David Luiz, então no Paris Saint-Germain.
Os franceses estimaram o prazo de oito a dez semanas para que o zagueiro brasileiro se recuperasse de um problema muscular.
Edu entrou em cena e eixou o defensor pronto para jogar em apenas dez dias.
Neste momento, Eduardo Santos está na Inglaterra, onde tem ajudado no tratamento do atacante Rodrigo Muniz, ex-Flamengo e atualmente dos grandes destaques do Fulham.
É esperado no Brasil para começar a tratar de Neymar mais perto do Natal.
Tendo jogado no sacrifício na reta final do Campeonato Brasileiro pelo Santos, o craque ainda sonha com a Copa do Mundo de 2026 e, por isso, vai fazer de tudo para entrar na lista final do técnico italiano Carlo Ancelotti na seleção brasileira.

Craque atuou com lesão no menisco, adiou cirurgia e foi decisivo na reta final que garantiu o Peixe na Série A de 2026

Imagem inserida automaticamente
Neymar desabafa após ajudar Santos a escapar do rebaixamento: "Foi no limite" Neymar desabafa após ajudar o Santos a escapar do rebaixamento – Foto: Reprodução / Jogada10 O alívio pela permanência do Santos na Série A veio acompanhado de um desabafo.
Nesta segunda-feira (08/12), Neymar recorreu às redes sociais para compartilhar o peso da batalha travada nas últimas semanas, quando decidiu atuar mesmo lesionado para ajudar o clube a escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
O camisa 10 disputou as três partidas finais do Brasileiro carregando uma lesão no menisco do joelho esquerdo, condição que agora o levará à mesa de cirurgia.
Em seu Instagram, o atacante publicou imagens da comemoração após a vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, resultado que selou a permanência do Santos na elite, e escreveu: "Confesso que foi no limite, foi na raça… Mas foi por você, SANTOS", afirmou o craque.
Imagem inserida automaticamente
Neymar desabafa após ajudar o Santos a escapar do rebaixamento – Foto: Reprodução / Jogada10 Neymar chegou a ser dúvida para a reta decisiva do campeonato.
De acordo com o diagnóstico médico, o procedimento cirúrgico seria simples, mas exigiria afastamento imediato.
O jogador, porém, optou por suportar as dores e adiar a intervenção, priorizando a luta do time contra o rebaixamento.
A escolha se mostrou determinante.
Desde que recebeu a confirmação da lesão, Neymar entrou em campo como titular e teve papel fundamental nas vitórias sobre Sport, Juventude e Cruzeiro.
Resultados que garantiram ao clube uma trajetória menos dramática no encerramento da temporada.
Agora, com a missão cumprida, o atacante se prepara para realizar a cirurgia e iniciar o processo de recuperação.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter,