Morre José Henrique Germann, secretário de saúde de SP durante a pandemia
Morreu nesse sábado (10/1), aos 77 anos, o médico José Henrique Germann, que ocupou o cargo de secretário da Saúde do Estado de São Paulo durante parte da gestão de João Doria (PSDB).
A causa da morte não foi divulgada.
A atuação de Germann à frente da saúde do estado ficou marcada pelo início do enfrentamento à pandemia de Covid, ocupando o cargo entre janeiro de 2019 a julho de 2020, quando deixou a cadeira por recomendação médica.
Foi substituído pelo médico infectologista Jean Gorinchteyn.
“Lamento profundamente a perda do Dr.
José Henrique Germann, que foi Secretário de Saúde durante nossa gestão à frente do Governo do Estado de São Paulo.
Médico respeitado e gestor público de alta qualidade, Germann prestou relevantes serviços à saúde pública no estado de São Paulo.
Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, escreveu Doria nas redes sociais.
Formado pela USP, Germann fez residência em Administração Hospitalar e Saúde; mestrado em Administração Hospitalar e Saúde; e doutorado em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
Também foi diretor superintendente do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão do Hospital Albert Einstein, atuando também como diretor superintendente do Hospital Albert Einstein.

Em nota, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) manifestou pesar pelo falecimento de José Henrique Germann.
“O Cremesp homenageia José Henrique Germann Ferreira pela sua contribuição à saúde pública e expressa suas condolências à família, aos amigos e colegas do médico”, escreveu a entidade.
Ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo, o médico José Henrique Germann Ferreira morreu no sábado, 10, aos 77 anos.
A causa da morte não foi informada.
Germann comandou a pasta nos primeiros meses da pandemia de covid-19, em 2020.
Tinha assumido o cargo em janeiro de 2019, sendo responsável por implantar no Estado o programa Corujão da Saúde (iniciativa para reduzir filas de espera no SUS nos municípios paulistas, oferecendo atendimento em horários estendidos).

Cardelino/Alesp/Divulgação PUBLICIDADE Após relatar problemas de saúde, ele foi substituído no cargo pelo infectologista Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, em julho de 2020.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) manifestou em nota “profundo pesar” pela morte, ressaltando a contribuição do médico à saúde pública.
A entidade expressou condolências à família, amigos e colegas.
Publicidade O ex-governador João Doria também prestou homenagem ao ex-secretário, que definiu como “médico respeitado e gestor público de alta qualidade”.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, escreveu.
Formado pela USP, Germann fez residência e mestrado em Administração Hospitalar e Saúde, doutorado Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP e MBA na Business School for the World (Insead).
Foi diretor superintendente do Hospital Albert Einstein e diretor-adjunto do Hospital Sírio Libanês, além de supervisionar o programa de residência médica em Administração Hospitalar da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.
Morreu neste sábado (10) o médico José Henrique Germann Ferreira, aos 77 anos.
Ele foi secretário de Saúde do Estado de São Paulo durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, em 2020.
A causa da morte não foi divulgada.
Germann assumiu a Secretaria da Saúde em janeiro de 2019, na gestão do então governador João Doria, e permaneceu no cargo até julho de 2020, quando deix