Embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, disse que não houve “conhecimento e autorização” para a publicação do material O influenciador Fábio Porchat gravou e publicou um vídeo em seu Instagram ironizando o boicote de políticos de direita à Havaianas depois de uma peça publicitária com a atriz Fernanda Torres na qual a artista declara que não quer que as pessoas “comecem o ano com o pé direito”.
A frase foi entendida por parte dos usuários como um posicionamento político e despertou reações de congressistas da oposição.
No vídeo, o ator interpreta um gestor de crise enviando uma mensagem para Fernanda Torres.
Assista ao vídeo: Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Fabio Porchat (@fabioporchat) O material produzido por Porchat foi gravado na residência diplomática do Brasil em Roma, na Itália.
Segundo o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, não houve “conhecimento e autorização” para a publicação do material.
Na 3ª feira (23.
dez.
2025), o diplomata afirmou que o ator está hospedado no local como seu convidado pessoal para as celebrações natalinas.

Imagem inserida automaticamente
Eis a nota: “O Embaixador do Brasil em Roma esclarece que Fábio Porchat é seu convidado pessoal para a celebração da noite de Natal.
Durante sua estada na residência, o artista gravou e publicou vídeo sem seu conhecimento e autorização.
publicidade publicidade “A estada do hóspede não implicou gastos públicos, já que as despesas de convidados pessoais do embaixador são custeadas pelo próprio chefe da Missão Diplomática”.
BOICOTE
Imagem inserida automaticamente
A polêmica envolvendo a marca começou após a divulgação de uma campanha publicitária da Havaianas com a atriz Fernanda Torres.
No vídeo, a artista faz uma brincadeira com a expressão “pé direito”, frase que foi interpretada por políticos da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um posicionamento político.
Entre as reações, o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo em que joga um par de Havaianas no lixo.
“Eles escolheram, para ser garota-propaganda da sandália, uma pessoa de esquerda.
Isso não foi por acaso.
O pé direito e o esquerdo vão para o lixo”, afirmou.
🚨URGENTE – Eduardo Bolsonaro joga suas Havaianas no lixo pic.
twitter.
com/wF1xID5t1x — SPACE LIBERDADE  (@NewsLiberdade) December 22, 2025 publicidade O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também criticou a campanha.
Em seu perfil no X (ex-Twitter), escreveu: “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”.
Imagem inserida automaticamente
Já a deputada Bia Kicis (PL-DF) pediu boicote à marca na mesma rede social.
“Se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas”, escreveu.
Em vídeo, a congressista aparece colocando um par de sandálias dentro de uma sacola.
Se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas.
pic.
twitter.
com/Vi0gvKH87X — Bia Kicis (@Biakicis) December 21, 2025 O deputado estadual por São Paulo, Gil Diniz, disse que o boicote “mostra mais uma vez o óbvio: o bolsonarismo está mais forte do que nunca”.

Fábio Porchat decidiu entrar na polêmica das Havaianas ao gravar um vídeo fingindo ser o gestor de crise de Fernanda Torres após a propaganda que revoltou políticos e apoiadores da direita.
A ação do humorista, porém, acabou provocando uma “crise” internacional.
Na publicação nas redes sociais, o apresentador finge sugerir uma série de gestos que a atriz indicada ao Oscar poderia fazer para impedir o boicote à marca de chinelos.
5 imagens Fechar modal.
1 de 5 Fábio Porchat causa crise diplomática após vídeo sobre polêmica da Havaianas Reprodução/Instagram 2 de 5 Loja boicota Havaianas e zera estoque a R$ 1 real em questão de horas Reprodução Havaianas - Instagram 3 de 5 Reprodução 4 de 5 Campanha de fim de ano gerou uma onda de revolta Havaianas/Divulgação 5 de 5 Fábio Porchat causa crise diplomática após vídeo sobre polêmica da Havaianas Reprodução/Instagram O vídeo, porém, foi gravado dentro da Embaixada do Brasil em Roma, na Itália, o que provocou questionamentos e críticas a Porchat.
“In