F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema
A McLaren F1 teve um fim de semana para esquecer no GP de Las Vegas. Após a corrida, Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados. Mas o que aconteceu? A equipe britânica assumiu a responsabilidade pelo ocorrido e explicou o problema.
- Desclassificação de Norris e Piastri por desgaste excessivo da prancha.
- McLaren assume a culpa e pede desculpas aos pilotos e fãs.
- Equipe investiga causa do "porpoising" excessivo durante a corrida.
McLaren explica a desclassificação na F1

A equipe de Woking admitiu que ambos os carros sofreram um desgaste excessivo na prancha, o que levou à desclassificação dos dois pilotos. A prancha é uma placa localizada na parte inferior do carro e que deve seguir regras rígidas de espessura. Se muito desgastada, indica que o carro está andando muito baixo e, portanto, infringindo o regulamento.
O problema do "porpoising"
De acordo com Andrea Stella, diretor da equipe, o problema foi causado por um "porpoising" excessivo durante a corrida. "Durante a corrida, os dois carros sofreram níveis altos e inesperados de porpoising não vistos nos treinos, o que levou a um contato excessivo com o solo", explicou Stella. Esse fenômeno, que faz o carro quicar na pista, causou danos e o consequente desgaste da prancha.
A McLaren está investigando as causas desse comportamento inesperado. "Estamos investigando as razões para esse comportamento do carro, incluindo o efeito de danos acidentais sofridos por ambos os carros, que descobrimos após a corrida, e que levaram a um aumento do movimento do assoalho".

Vale lembrar que Norris e Piastri haviam terminado a corrida em segundo e quinto lugares, respectivamente. A perda dos pontos é um duro golpe para as ambições da equipe no campeonato.
"Como a FIA observou, a violação não foi intencional, não houve tentativa deliberada de burlar os regulamentos e também houve circunstâncias atenuantes", disse Stella.
Pedido de desculpas e foco nas próximas corridas
A McLaren pediu desculpas aos seus pilotos e fãs pelo ocorrido. "Pedimos desculpas a Lando e Oscar pela perda de pontos hoje, em um momento crítico de suas campanhas no campeonato, depois de dois desempenhos fortes durante todo o fim de semana. Como equipe, também pedimos desculpas aos nossos parceiros e fãs, cujo apoio é muito importante", disse Stella.

Apesar da frustração, a equipe está focada nas duas últimas corridas da temporada. "Embora esse resultado seja extremamente decepcionante, continuamos totalmente focados nas duas últimas corridas da temporada", finalizou Stella.
Lando Norris também comentou a desclassificação: "Como equipe, estamos sempre nos esforçando para obter o máximo de desempenho possível, e claramente não conseguimos esse equilíbrio hoje. Nada que eu possa fazer mudará isso agora, em vez disso, o foco total muda para o Qatar, onde tentaremos ter o melhor desempenho possível em todas as sessões".
Oscar Piastri resumiu: "É decepcionante sair deste fim de semana sem pontos depois de uma infeliz desqualificação devido ao desgaste por derrapagem. Agora precisamos reiniciar, reorientar o foco e nos esforçar para obter os melhores pontos possíveis nas duas últimas rodadas".
Quer saber mais sobre os bastidores da Fórmula 1? Acompanhe nosso podcast e fique por dentro de tudo!