Ernesto Paglia será o novo apresentador do Roda Viva
O jornalista Ernesto Paglia será o novo apresentador do Roda Viva, na Cultura.
Ele assumirá o programa em fevereiro, após o Carnaval.
Edições inéditas que já tinham sido gravadas por Vera Magalhães serão exibidas até o fim deste mês.
Paglia atuou por mais de 40 anos na Globo —ele deixou a emissora em 2023, mas fazia desde então reportagens esporádicas para a empresa.
"O nome de Paglia é fruto de uma decisão da diretoria executiva e vem ao encontro da renovação que buscamos nesse momento.
Com sua ampla experiência e competência, ele irá fortalecer o compromisso da TV Cultura com um debate plural e relevante", diz Maria Angela de Jesus, presidente da Fundação Padre Anchieta, gestora da emissora pública do estado de São Paulo.
Jornalista Ernesto Paglia deixa a Globo após 44 anos - Folhapress

"Prova de que é possível fazer coisas novas, mesmo depois de tanto tempo de profissão", afirma.
"Tenho a honra de ser o novo apresentador do programa de entrevistas mais prestigiado e tradicional da TV brasileira, o Roda Viva.
Estou muito feliz, e o meu compromisso com o público será manter o alto nível conquistado pelo programa nos seus 40 anos de história", acrescenta.
Vera Magalhães ficou seis anos no comando da atração.
A sua saída foi anunciada no início deste ano.
À coluna Maria Angela de Jesus disse anteriormente que a troca na apresentação do programa faz parte de um "movimento de renovação" da Cultura.
"O Roda Viva é o programa mais longevo da Cultura.
Em 40 anos, já teve 14 apresentadores.
Essa oxigenação faz parte do perfil da atração", afirmou ela, na ocasião.

Ele é casado com a também jornalista Sandra Annenberg, com quem tem uma filha, Elisa.
Na Globo, ele participou de coberturas notórias como as Diretas Já, a visita do Papa João Paulo 2º e a conquista do tricampeonato da Itália na Copa do Mundo, em 1982.
E foi correspondente internacional da emissora em Londres duas vezes.
Segundo a diretora de Jornalismo da Cultura, Marília Assef, a escolha do jornalista foi pautada por sua trajetória na profissão.
"Paglia contribuirá para a relevância já consagrada do Roda Viva, conduzindo entrevistas aprofundadas, respeitando a diversidade de entrevistados, com uma bancada autônoma e plural.
Estamos confiantes de que sua condução irá manter o rigor jornalístico que sempre caracterizou o programa", diz ela.
A jornalista Vera Magalhães se despediu dos telespectadores nesta quinta-feira (15/1) ao fazer uma publicação sobre o Roda Viva, da TV Cultura.
A comunicadora vai deixar o comando da atração de entrevista, uma das mais tradicionais da televisão brasileira, após seis anos.
Ela agradeceu a equipe e falou sobre o legado da atração.

“O programa da Ingrid Guimarães acabou sendo meu último, a última vez que disse ‘até logo’ em seis anos de Roda Viva”.
Vera ainda vai aparecer nas próximas duas semanas no comando do programa, mas as entrevistas já foram gravadas com antecedência.
A jornalista agradeceu o empenho da equipe da atração, exibida pela TV Cultura há 40 anos.
“O astral alegre dos bastidores reflete o clima de ‘acaboooou’ de uma equipe que em dezembro entregou três programas ao vivo e quatro gravados, pensando em sair de férias.
Outros dois dessa leva vão ao ar nas próximas semanas”, explicou.
6 imagens Fechar modal.
1 de 6 Vera Magalhães anuncia saída da TV Cultura em meio a bastudor conturbado Reprodução/Instagram Vera Magalhães 2 de 6 3 de 6 TV Cultura esclarece saída de Vera Magalhães do Roda Viva Instagram/Reprodução 4 de 6 Vera Magalhães posa nos bastidores da Roda Viva Instagram/Reprodução 5 de 6 Vera Magalhães já havia acertado renovação de contrato com a TV Cultura Reprodução/Instagram Vera Magalhães 6 de 6 Vera Magalhães