Copa do Brasil: Corinthians e Vasco acertam cota de visitantes na final
Rafael Klein, do RS, apitará Corinthians x Vasco; Daniel Nobre Bins será o VAR Segunda-feira, 15/12/2025 - 15:24 Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS – Fifa) Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (MG – Fifa)

@itatiaiaesporteFonte: X do jornalista Wellington Campos/Rádio TupiA Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta segunda-feira (15), a equipe de arbitragem responsável por conduzir os primeiros 90 minutos da grande decisão da Copa do Brasil de 2025.
O gaúcho Rafael Rodrigo Klein foi o escolhido para comandar o duelo entre Corinthians e Vasco, marcado para esta quarta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.
O confronto coloca frente a frente dois gigantes nacionais em busca de um dos troféus mais cobiçados do calendário e exige pulso firme da equipe do apito.
Rafael Klein integra o quadro da Fifa desde o ano passado e ganhou prestígio dentro da comissão de arbitragem devido à sua regularidade nas últimas temporadas.
O juiz atuou em 22 partidas da última edição do Campeonato Brasileiro, o que demonstra a confiança da entidade em seu trabalho.
Para o clássico interestadual desta quarta, ele terá o suporte de assistentes experientes nas bandeiras: Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, e Rafael da Silva Alves, também do Rio Grande do Sul.
Ambos também ostentam o escudo da Fifa.
A estrutura da arbitragem conta ainda com Davi de Oliveira Lacerda, do Espírito Santo, na função de quarto árbitro.
Lacerda costuma atuar como juiz principal em jogos da Série A e B, o que garante um suporte qualificado à beira do gramado para controlar os bancos de reservas e auxiliar nas decisões administrativas.
A CBF buscou montar um time de elite para minimizar polêmicas em um jogo de tamanha magnitude.
Rafael Klein terá companhia de Daniel Nobre Bins no VARNo comando da tecnologia, a responsabilidade recai sobre Daniel Nobre Bins.
O gaúcho operará o VAR na cabine, trazendo na bagagem a experiência de ter trabalhado em 26 partidas da Série A na função.
A atuação do árbitro de vídeo será crucial, visto que finais de Copa do Brasil historicamente apresentam lances ajustados e de alta tensão.
Corinthians e Vasco chegam à final após superarem Cruzeiro e Fluminense, respectivamente, em semifinais emocionantes.
O jogo de volta, que definirá o grande campeão, acontece no próximo domingo.
A CBF ainda divulgará a escala de arbitragem para o confronto decisivo no Rio de Janeiro.
Fonte: Jogada10
Corinthians e Vasco vão se enfrentar na grande final da Copa do Brasil (0:19)
As equipes entram em campo nesta quarta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química.

Os assistentes e o profissional responsável pelo VAR ainda serão divulgados, nesta segunda-feira (15), no site oficial da entidade.
"A seleção dos árbitros foi definida levando em consideração as fases da competição, a importância e grau de complexidade de cada partida e a qualificação, o condicionamento físico e desempenho técnico dos árbitros", explicou Alício Penna Júnior, ex-árbitro e gerente geral do (CEAB) Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, sobre a escolha do árbitro da final.
A segunda partida da final da Copa do Brasil será disputada no Maracanã, no próximo domingo (21), às 18h30 (de Brasília).
A CBF vai definir a arbitragem do jogo de volta após o confronto de ida.
Corinthians e Vasco chegam à final após se classificarem nos pênaltis em seus compromissos na s