Bolsonaro divulga carta e reafirma Flávio como pré-candidato ao Planalto em 2026
Em carta, Bolsonaro confirma filho Flávio como pré-candidato a presidente
Crédito, AFP via Getty Images Legenda da foto, Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, fala com jornalistas após deixar a sede da Polícia Federal
25 dezembro 2025
Tempo de leitura: 3 min
O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou a pré-candidatura à Presidência da República de seu filho Flávio, em carta lida pelo senador nesta quinta-feira (25/12).
"Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil", escreveu o ex-presidente.

Ele passará por uma cirurgia para tratar de uma hérnia inguinal.
"Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026", diz o texto lido pelo senador.
"Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil.
Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
" A carta lida por Flávio diz que ele "é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
" Em pesquisa AtlasIntel realizada em novembro, um dos cenários eleitorais projetados pelo instituto mostrou que, no primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 47,3% das intenções de voto e Flávio viria em segundo lugar, com 23,1% — seguido pelos governadores de direita Ronaldo Caiado (10,2%), Ratinho Jr.
(7,1% ) e Romeu Zema (5%).
O nome do filho de Jair Bolsonaro não foi incluído nas projeções de segundo turno.
Em todas as categorias de gênero, nível educacional, região do Brasil e renda familiar, Lula está à frente de Flávio.
Leia a íntegra da carta Pule Whatsapp! e continue lendo No WhatsApp Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular.
Clique para se inscrever Fim do Whatsapp! CARTA AOS BRASILEIROS Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil.
Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a Pátria, a família e a liberdade.
Brasília, 25 de dezembro de 2025.
A carta de próprio punho escrita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para abençoar a candidatura ao Palácio do Planalto de seu filho 01, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi planejada para manter o controle de um grupo político rachado e segurar dissidências no Centrão.
PUBLICIDADE No texto, divulgado nesta quinta-feira, 25, dia de Natal, Bolsonaro deixa implícita a comparação com Deus, que, como mostra passagem bíblica, entregou Jesus, seu próprio filh