← Saúde
Saúde

Será o fim do petróleo? Países se organizam para eliminar uso de combustíveis

Países se organizam para eliminar uso de combustíveis fósseis Veja como foi a primeira conferência internacional que discutiu o assunto fora do âmbito da Organização das

Será o fim do petróleo? Países se organizam para eliminar uso de combustíveis

Será o fim do petróleo? Países se organizam para eliminar uso de combustíveis fósseis Veja como foi a primeira conferência internacional que discutiu o assunto fora do âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) Quase 60 países se reuniram em abril em Santa Marta, na Colômbia, com uma proposta inovadora: tratar da transição energética longe do âmbito da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP.

Ocorre que o uso de combustíveis fósseis— petróleo, gás e carvão— é a principal causa das mudanças climáticas, e precisa ser revisto, mas parece praticamente impossível discutir isso nas COPs, onde é preciso haver consenso entre todos para aprovar qualquer decisão. Aí, o que acaba acontecendo é que os países produtores de petróleo sabotam as discussões. Na conferência “outsider”, as decisões foram tomadas pela maioria, não por unanimidade.

Leia no AINotícia: Saúde: Panorama de Notícias sobre Segurança e Produtos Leia também: Será o fim do petróleo? Países se organizam para eliminar uso de combustíveis

“ A nova conferência foi uma tentativa de juntar os governos de fato interessados nisso longe do ambiente tóxico que virou a COP”, afirma Claudio Angelo, coordenador de política internacional do Observatório do Clima. O encontro reuniu chefes de Estado e cientistas e é por si só algo a se comemorar, mas…

“Não é o suficiente, estamos falando do lobby mais poderoso do planeta. Metade do capital financeiro está atrelado ao mercado fóssil. Precisamos da adesão de mais países”, pondera Angelo.

O tópico é urgente. E engana-se quem pensa que saúde não tem nada a ver com isso. Estima-se que 5 milhões de mortes ao ano sejam causadas pela poluição oriunda da queima de combustíveis fósseis. Mais de saude

+ Destaques da reunião Veja os tópicos quentes em pauta na Colômbia. Mapa do caminho Documento em que cada nação explica como fará mudanças. Leia também: Saúde dos tenistas ganha destaque após novo desdobramento em enquanto

A França foi a primeira a apresentar seu plano. E o Brasil está longe disso Ciência em foco Um painel de monitoramento da transição energética foi lançado, e os pesquisadores tiveram destaque no encontro.

Guerra no Irã Ela é um lembrete de como a dependência do petróleo é danosa não só para o planeta, mas para a própria economia mundial. Papel da China A maior emissora de gases poluentes e a maior instaladora de fontes renováveis de energia precisa entrar na conversa.

Será o fim do petróleo? Países se organizam para eliminar uso de combustíveis
Saude

Será o fim do petróleo? Países se organizam para eliminar uso de combustíveis

Ler matéria →

Leia também