← Notícias
noticia

Roberto Cidade assume Governo do AM em eleição indireta

Ex-deputado e vice Serafim Corrêa são empossados no Amazonas e prometem foco em saúde, segurança e equilíbrio fiscal. A Assembleia Legislativa, , passa e definirá nova

Roberto Cidade assume Governo do AM em eleição indireta e define prioridades

Roberto Cidade (União Brasil) foi empossado governador do Amazonas nesta segunda-feira, junto com seu vice, Serafim Corrêa, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A chapa foi eleita em votação indireta pelos deputados estaduais, um processo histórico motivado pela vacância simultânea dos cargos de governador e vice, e que já começa a reconfigurar o cenário político do estado, incluindo a própria Aleam.

Nova Gestão e Prioridades Imediatas

Logo após a solenidade de posse em Manaus, o novo governador Roberto Cidade afirmou à imprensa que as primeiras ações de sua gestão serão tomadas em conjunto com o vice Serafim Corrêa. O foco inicial é a organização das ações governamentais e a busca pelo equilíbrio fiscal, segundo informações do G1. Entre as áreas consideradas prioritárias para receber atenção imediata, Cidade destacou a saúde e a segurança pública, reforçando o compromisso de "intensificar a nossa atuação" nesses setores.

Cidade ressaltou que assume o cargo com a consciência da situação financeira do estado, prometendo trabalhar com responsabilidade para manter os serviços essenciais funcionando. Ele indicou que a organização das finanças públicas será crucial antes de pensar em ampliar investimentos. Sobre possíveis alterações no secretariado, o governador preferiu não se adiantar, afirmando que a questão seria tratada nos próximos dias. Ele também evitou comentar sobre uma eventual candidatura nas eleições futuras. Leia também: Mato Grosso do Sul Alerta Pecuária para Risco de Morte de Bois

Em seu discurso de posse, Roberto Cidade expressou a emoção do momento, classificando-o como o mais importante de sua trajetória política. Ele se comprometeu a "governar para mais de 4 milhões de amazonenses", salientando a experiência adquirida no Legislativo estadual, onde "aprendeu a ouvir, a dialogar, a construir e a respeitar as diferenças", conforme apurou o G1.

Repercussões na Assembleia Legislativa do Amazonas

A eleição de Roberto Cidade para o Executivo acarreta significativas mudanças na composição da Assembleia Legislativa. Sua renúncia ao cargo de deputado estadual, onde cumpria seu segundo mandato, abriu uma vaga na Casa. O 1º suplente, Caio André (União Brasil), atual secretário de Cultura do Amazonas, assumirá a cadeira, mas, pedirá licença imediata para permanecer em sua função no secretariado. Dessa forma, a 2ª suplente, Professora Jacqueline (União Brasil), assumirá o posto de deputada estadual e dará continuidade ao mandato até janeiro de 2027.

Além da nova composição, a Aleam precisará eleger um novo presidente. Roberto Cidade foi um dos presidentes mais jovens da Casa, tendo sido reconduzido ao cargo por unanimidade em mandatos consecutivos. Com sua saída, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) assume a presidência interinamente. A eleição para definir o titular do cargo ainda não tem prazo definido, mas a deputada estadual Alessandra Campêlo estimou, ao G1, que deverá ocorrer no máximo em 15 a 30 dias.

O Inédito da Eleição Indireta

A eleição que levou Roberto Cidade e Serafim Corrêa ao governo do Amazonas marcou um precedente histórico: foi a primeira vez que governador e vice foram eleitos sem voto popular no estado. O processo, que contou com a votação aberta e nominal dos 24 parlamentares da Aleam, é previsto pela Constituição estadual para casos de vacância dos cargos nos dois últimos anos de mandato. Mais de noticia

A eleição indireta ocorreu após a renúncia do então governador Wilson Lima (União Brasil) e de seu vice Tadeu de Souza (Progressistas). A chapa Cidade-Serafim foi eleita por unanimidade pelos deputados, assegurando um mandato que se estenderá até. Leia também: Raio de Sol é campeã estadual de quadrilhas juninas em Recife e fatura R$ 15 mil

O que se sabe até agora:

  • Roberto Cidade (União Brasil) e Serafim Corrêa foram empossados governador e vice do Amazonas em.
  • A eleição foi indireta, por votação unânime dos deputados estaduais da Aleam, seguindo a Constituição estadual.
  • As prioridades da nova gestão incluem saúde, segurança pública e a organização fiscal do estado.
  • A saída de Cidade do Legislativo resultará na posse da Professora Jacqueline (União Brasil) como nova deputada estadual.
  • A Assembleia Legislativa do Amazonas realizará uma nova eleição para escolher seu presidente em até 30 dias.
  • O mandato do novo governador e vice vai até.

O breve período do mandato de Roberto Cidade até o início de 2027 apresenta um cenário de desafios e expectativas, especialmente na gestão das finanças e na continuidade dos serviços essenciais. Sua experiência no comando do Legislativo pode ser um trunfo na condução do Executivo durante este período de transição, enquanto a própria Assembleia se reorganiza para definir sua futura liderança.

Este conteúdo é informativo. Não é recomendação de investimento. Consulte assessor certificado (CVM).

Mato Grosso do Sul Alerta Pecuária para Risco de Morte de Bois
Noticia

Mato Grosso do Sul Alerta Pecuária para Risco de Morte de Bois

Ler matéria →

Leia também

Mais lidas

  1. 1Mato Grosso do Sul Alerta Pecuária para Risco de Morte de Bois
    Mato Grosso do Sul Alerta Pecuária para Risco de Morte de BoisNoticia
  2. 2Copa do Mundo 2026: Gol anulado do Irã contra Bélgica gera memes
    Copa do Mundo 2026: Gol anulado do Irã contra Bélgica gera memesEsporte
  3. 3Entretenimento em Destaque: Sucessos, Homenagens e Despedidas da Semana
    Entretenimento em Destaque: Sucessos, Homenagens e Despedidas da SemanaEntretenimento
  4. 4Engavetamento com Incêndio na Anhanguera
    Engavetamento com Incêndio na AnhangueraNoticia
  5. 5Raio de Sol é campeã estadual de quadrilhas juninas em Recife e fatura R$ 15 mil
    Raio de Sol é campeã estadual de quadrilhas juninas em Recife e fatura R$ 15 milNoticia