Pesquisa mostra que 38,2% dos brasileiros se autocensuram em conversas
Ler matéria →
Bruno Ribeiro
São Paulo
O presidente estadual do PSDB, Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André, divulgou comunicado neste domingo (21) oficializando sua desistência de concorrer ao governo de São Paulo. Serra vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Conforme a Folha informou na semana passada, Serra já havia comunicado a aliados que deveria desistir do plano estadual.
Leia no AINotícia: Política: O que movimentou o cenário político nesta semana
Entre março e abril, quando o diretório nacional do PSDB estudava lançar o ex-ministro Ciro Gomes à Presidência, integrantes da cúpula do partido avaliavam que manter a candidatura de Serra teria importância estratégica porque garantiria a Ciro um palanque no estado mais populoso do país. Leia também: Pesquisa mostra que 38,2% dos brasileiros se autocensuram em conversas
Com a decisão de Ciro de tentar o governo do Ceará, a eventual candidatura de Serra perdeu força.
Em entrevista ao Diário do Grande ABC, Serra disse ter recebido do presidente nacional do partido, Aécio Neves, a sugestão de adiar a candidatura ao governo para ajudar a ampliar a bancada federal do PSDB, que concorre em federação com o Cidadania.
Aliados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também buscaram interlocução com Serra e integrantes do PSDB para evitar a candidatura. Tarcísio trabalha para derrotar Fernando Haddad (PT) ainda no primeiro turno e seus aliados tentam reduzir o número de adversários na centro-direita.
Se as negociações prosperarem, o apoio formal da legenda a Tarcísio deve ser anunciado na convenção estadual do PSDB e, entre os tucanos, há expectativa de participar do governo com alguma secretaria estadual. O presidente estadual do partido não é parente de José Serra. Mais de politica
Na última pesquisa Datafolha para o governo do estado, divulgada em março, Serra obteve 5% das intenções de voto, empatado com o deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP).
Kataguiri também anunciou, no sábado, sua saída da corrida eleitoral para o governo de São Paulo. Ele tentará a reeleição para a Câmara. O Missão ainda avaliará se lançará outro nome para o governo ou se vai se manter neutro. Por enquanto, descartam apoiar outro candidato. Leia também: Márcio França retoma projeto de candidatura ao governo de SP com argumento
Na nota deste domingo, Paulo Serra afirmou que tomou a decisão "após um amplo processo de reflexão, de diálogo e de avaliação sobre o atual momento político".
"Não encaro esta decisão como um recuo, mas como a continuidade de um projeto que nasceu em Santo André, ganhou dimensão estadual e que, agora, busca contribuir para o futuro do Brasil", diz o texto.
Tópicos relacionados
Leia tudo sobre o tema e siga:
- eleições
- PSDB
- Santo André
- São Paulo
- São Paulo - Estado
- Tarcísio de Freitas
- Envie sua notícia
- Erramos?
- Ombudsman
Leia também no AINotícia
- Pesquisa mostra que 38,2% dos brasileiros se autocensuram em conversasPolitica · agora
- Márcio França retoma projeto de candidatura ao governo de SP com argumentoPolitica · agora
- Datafolha: Lula lidera com 41% no 1º turno, e Flávio Bolsonaro tem 31%Politica · 4h atrás
- Alerta extremo falso da Defesa Civil: veja o que se sabe e o que ainda faltaPolitica · 4h atrás

